Escritor gaúcho é alvo de críticas, investigações e tem eventos cancelados após ironizar assassinato de ativista americano

Escritor gaúcho é alvo de críticas, investigações e tem eventos cancelados após ironizar assassinato de ativista americano

Reprodução

O escritor, jornalista e influenciador gaúcho Eduardo Bueno, mais conhecido como Peninha, está no centro de uma forte polêmica após comentários virais envolvendo a morte do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk. 


A controvérsia começou quando Bueno publicou um vídeo em que afirma: “é sempre terrível, né? Um ativista ser morto por suas ideias, exceto quando é o Charlie Kirk. Mataram o Charlie Kirk. Ai, coitado, tomou um tiro, não sei se na cara”. Ele também sugeriu, no mesmo vídeo, que a morte teria sido “boa para suas filhas”. 


Consequências imediatas

Cancelamento de evento – A PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) cancelou uma palestra de Peninha, intitulada “Brasil: Pecado Capital”, que aconteceria no dia 14 de setembro em Porto Alegre. A instituição justificou que as declarações de Bueno são incompatíveis com o repúdio à morte, à vida e à dignidade humana. 


Ação do Ministério Público Federal (MPF) – O deputado estadual Guto Zacarias (União-SP) protocolou uma representação no MPF contra Peninha. Na peça, ele acusa o escritor de apologia ao crime ou incitação, com base nos artigos 286 e 287 do Código Penal, respectivamente: um para quem incita publicamente prática criminosa, o outro para quem faz apologia de algo já ocorrido. 


Acionamento diplomático – Além disso, vereadores e deputados do Rio Grande do Sul encaminharam ofício ao Consulado dos Estados Unidos, citando as falas de Bueno e solicitando esclarecimentos, sob o argumento de que algumas declarações configuram ameaça ou incitação, com efeitos também internacionais. 


Posicionamentos


A PUCRS declarou que repudia manifestações que vão contra a vida e a dignidade humana, mesmo reconhecendo o direito à liberdade de expressão, mas apontando que as falas de Peninha ultrapassaram determinados limites institucionais. 


Do outro lado, Peninha se retratou por meio de redes sociais após a polêmica. 

Mega-sena acumula e prêmio chega a R$ 25 milhões para a próxima terça Anterior

Mega-sena acumula e prêmio chega a R$ 25 milhões para a próxima terça

Encontro da Campanha da Mãe Peregrina altera trânsito em Santa Maria neste fim de semana Próximo

Encontro da Campanha da Mãe Peregrina altera trânsito em Santa Maria neste fim de semana

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI